g2h

level

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

clube do bem te vi

Clube do Bem-te-Vi
O "Clube do Bem-Te-Vi", criado em 1990, é um programa educativo de trânsito, coordenado e desenvolvido pela Divisão de Educação de Trânsito do DETRAN/SP,

que tem a finalidade pedagógica de "Educar para o Trânsito", as crianças que se encontram matriculadas nos estabelecimentos de ensino, localizados no interior do Estado de São Paulo, em atendimento às solicitações das Prefeituras Municipais. .
Objetivo
A ação educativa do "Clube do Bem-Te-Vi" tem como objetivos:
1. Transmitir os princípios básicos de segurança no trânsito a esses escolares, procurando conscientizá-los sobre a importância de manterem preservadas as suas integridades físicas e a de seus semelhantes, quando estiverem utilizando as vias públicas como pedestres ou passageiros, contribuindo para a formação de uma consciência cidadã;

2. Promover a filosofia da Polícia Comunitária;

3. Estimular a educação continuada dos educadores.
Didática

O Projeto é desenvolvido dentro das salas de aulas, por meio de palestras e emprego de recursos audiovisuais, com o devido acompanhamento dos professores/educadores.

Os escolares participam ativamente das palestras, apresentando suas dúvidas e curiosidades.

É importante ressaltar que a presença física dos Policiais Militares monitores, nos estabelecimentos de ensino, devidamente caracterizados com seus uniformes peculiares de policiamento, faz com que os alunos assimilem e retenham com maior propriedade e seriedade os ensinamentos transmitidos.

No desenvolvimento da atividade educativa, os Policiais Militares monitores, transmitem às crianças os seus conhecimentos técnicos e experiências profissionais, utilizando-se de palestras, com o emprego de recursos audiovisuais e linguagem acessível às respectivas faixas etárias, e de brincadeiras dirigidas para fixar o tema abordado, envolvendo dessa forma os alunos e os monitores.

Para solicitar o programa basta que a prefeitura municipal oficie à Divisão de Educação de Trânsito do DETRAN/SP, indicando nome e telefone para contato. As cidades que solicitam o programa são contatadas para o agendamento de uma reunião para definição de detalhes, pois os policiais permanecem no município por um período de aproximadamente de 10 (dez) dias, ministrando palestras educativas de trânsito.

Material Didático

Ao final da instrução os Escolares recebem Cartilhas Educativas de Trânsito, com as orientações principais abordadas durante a instrução , com questões a serem respondidas e gravuras a serem coloridas.


Os Professores/Educadores, ao mesmo tempo, recebem um exemplar da Cartilha do Professor onde constam os tópicos a serem abordados em aulas futuras, de recordação/manutenção da aprendizagem.


Juntamente com esse material didático, os Escolares recebem também uma Carteira de Sócio do Clube do Bem-Te-Vi, com a assinatura do policial e de sua professora e espaços para preenchimento de seus dados pessoais, tais como: nome, endereço, telefone e aposição de fotografia e também uma Carteira Mirim de Habilitação.

Encerramento

Ao final dos trabalhos, no último dia da equipe no município, é realizada uma solenidade de encerramento, com duração de duas horas, em local fechado (ginásio de esportes), com a presença de autoridades locais, da região e de São Paulo, além da participação dos alunos das escolas envolvidas, sendo ainda, esta solenidade extensiva aos pais de alunos e demais segmentos da sociedade.


Este encerramento consiste de atos cívicos como hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal, bem como execução do hino nacional brasileiro além das palavras das maiores autoridades presentes. Algumas escolas participantes estarão encarregadas de apresentar números voltados ao tema educativo de trânsito (teatro, mímica, música, dança entre outros).

São ainda realizados sorteios de brindes aos alunos participantes e premiação dos melhores trabalhos (cartazes, frases, redação e etc...) educativos por faixa etária, havendo ainda premiação para a escola com maior participação e animação durante o evento.
A execução do programa independe deste encerramento, tornando o mesmo opcional, mas o que certamente coroa de êxito e reconhecimento para todos os envolvidos quais sejam, Município, Escolas, Alunos, Policiais e a Divisão de Educação de Trânsito – DETRAN/SP.

fonte: http://www.detran.sp.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares