g2h

level

domingo, 29 de abril de 2012

Como economizar gasolina cuidado

Como economizar gasolina cuidado são necessários para evitar hábitos costumeiros que podem contribuir para o desperdício.

Mesmo em descidas, desça engrenado. Os carros atuais consomem mais gasolina em descida no ponto morto.

Sair procurando o posto mais barato, nem sempre é a melhor opção. Se você tiver que andar 15 km para economizar centavos, provavelmente terá gasto todo seu “lucro” no caminho.
Pise no acelerador de forma suave. Quanto mais você pisa no acelerador maior é a quantidade de gasolina que você envia para o motor.
De preferência ande com o carro de janelas fechadas. Nestas condições você melhora a aerodinâmica do carro que se refletirá em economia para você.
Preste atenção no trânsito. Não adianta acelerar se você vai ser o primeiro a chegar no sinal fechado!
Uma boa dica para saber se você anda pisando demais no acelerador é analisar se você pisa demais no freio. Além de gastar sua pastilha de forma desnecessária, todo seu esforço para atingir a velocidade é perdida. Pé leve no freio e no acelerador!
Respeite seu conta-giros. Trocar marchas antes ou depois da hora gasta mais combustível. O ideal é que você fique na rotação de torque máximo do seu carro (no manual do fabricante você descobre isso).
Verifique quando deve trocar oléo e filtros de ar, e troque sempre de acordo com o manual do fabricante.
Sempre retire o bagageiro do carro quando não for utilizado. Ele piora a aerodinâmica aumentando o consumo.
Esqueça aquele velho hábito de acelerar o carro antes de desligá-lo. Você pode danificar o catalisador, o que aumenta a emissão de poluentes e prejudica o desempenho.
Quando atingir a velocidade desejada, alivie o pé. O ideal é que seu pe pressione o acelerador apenas o necessário para manter a velocidade.
Otimize sua rota! Antes de sair de casa pense qual o melhor trajeto a percorrer, evitando andar mais que o necessário.

Faça sempre a revisão do seu carro. Um motor desregulado pode aumentar em 60% seus gastos com combustível (além de poluir o meio ambiente).
Sempre que possível vá a pé. É limpo, melhora sua saúde e te economiza no carro, academia e no médico!
Peso aumenta o consumo. Então nada de levar compras para passear! Cada 50kg a mais equivalem a 1% de aumento no consumo, sem considerar o desgastes dos freios, suspensão, pneus…
Caminhos alternativos sempre será benvindo. Às vezes é mais vantajoso andar um pouco mais do que ficar no anda-e-pára dos engarrafamentos.
Desligue o carro se for ficar parado por mais do que dois minutos
Utilize transportes coletivos, Economiza dinheiro, evita estresse de dirigir no trânsito congestionado das grandes cidades e muitas vezes é mais rápido! Procure conhecer as opções para seu dia-a-dia.
Se o carro para você é indispensável, procure outras pessoas que fazem o mesmo trajeto que você. Vocês podem revezar!
Excesso de velocidade, além dos problemas de segurança, aumenta o consumo. O Centro de Pesquisa da Petrobrás realizou testes que indicaram um aumento no consumo de até 20% para carros que andavam a 100km/h confrontados com outros que não passavam dos 80km/h.
É muito importante você anotar seus gastos para ter controle da sua vida financeiro, é importar anotar o consumo do seu carro para saber como ele anda! Tenha uma planilha onde você anota o valor percorrido e quantos litros você consumiu. Mas lembre-se, para funcionar, você deve sempre completar o tanque.
Evite andar com o carro na reserva! Além de correr o risco de parar no meio do caminho, você força a bomba de combustível (que irá queimar com o tempo) e irá consumir mais combustível. Sim, seu carro é mais econômico com o tanque cheio.
Matenha seus pneus sempre calibrados. Alguns psi a mais ou menos podem fazer uma boa diferença no final do mês.
Esta não é segredo. Em dias frios, desligue o ar condicionado.
Hoje em dia carro não precisa mais ser esquentado! Evite perder um tempo precioso dentro de casa (mas sim, conforme o motor aquece o carro fica mais econômico).
Esta é para você que mora nos grandes centros urbanos. Não perca tempo procurando a vaga perfeita nas ruas. A experiência mostra que você irá dar voltas e mais voltas em busca de vagas.
Para shopping lotados, entre em um corredor e desligue o carro até encontrar alguém saindo.
Você já possuí habilitação! Então pare de treinar rampa em subida e utilize os freios!
Não descanse seu pé nos pedais. Ainda que leve, o pé sobre o pedal do freio irá diminuir a velocidade do carro.
Mesmo em descidas, desça engrenado. Os carros atuais consomem mais gasolina em descida no ponto morto.
Antes de abastecer tome cuidado aos preços, veja qual posto tem a gasolina mais barata do seu bairro. Entretanto não adianta percorrer grandes distâncias quando a economia for insignificante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Google+ Badge

Google+ Followers